13/03/2018

06/03/2018 – Reunião Ordinária – COPERT

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO PERMANENTE DE RELAÇÕES DO TRABALHO

• Prof. Dr. Fernando L. M. Mantelatto
  • Salvador Ferreira Silva (ausente)
  • Daniel Kawano Matsumoto

Representante do GR

• Stephanie Yukie Hayakawa da Costa

Representantes do Sintusp

• Marcello Ferreira dos Santos
  • Dr Alceu Luiz Carreira
  • André Luis Orlandin

Acordo Coletivo

Abertos os trabalhos às 10h10, Prof. Fernando Mantelatto, na qualidade de Presidente da COPERT, agradece a presença de todos e se apresenta como novo Diretor do DRH e Presidente da Comissão. Prof. Mantelatto passa a palavra para os membros do Sindicato. Decorre-se a apresentação de todos os participantes da reunião. Sr. Magno ressalta que a última gestão foi a que os servidores se sentiram mais desvalorizados pela Administração. Prof. Mantelatto ressalta que a Administração da Universidade tem conhecimento quanto a fala do Sr. Magno e que há uma preocupação da Administração para que a Universidade retome o sentimentos de valorização entre os servidores. Prof. Mantelatto comenta sobre a importância da Comissão, sua preservação, seu funcionamento, ressalta que o seu papel em certos aspectos pode ser limitado, mas que, neste caso, será levado à alta Administração. Informa que, entre os pontos específicos enviados pelo Sindicato, o Acordo Coletivo é um assunto principal a ser discutido tendo em vista a proximidade do final de sua vigência e propõe a definição de um calendário de reuniões para discutir o Acordo. Sr. Luis esclarece que os trabalhos do Sindicato dependem de reuniões com a categoria e afirma que a mudança da gestão da Universidade atrasou o início das negociações e que será difícil estabelecer um cronograma tendo em vista a necessidade de realizar Assembleias em todas as Unidades. Sr. Luis apresenta proposta do Sindicato de prorrogação do Acordo Coletivo até o dia 1º de maio e a consequente extensão das compensações no banco de horas entre outros itens. Decorre-se a discussão sobre a viabilidade da prorrogação do Acordo Coletivo por um mês.  Sr. Magno toma a palavra ressaltando que já tem aprovado no CDB a prorrogação por mais um mês, até o dia 1º de maio, para que seja negociado junto ao dissídio. Dra. Stephanie lembra que cláusulas econômicas não podem constar no Acordo Coletivo tendo em vista a Universidade ser uma Autarquia e informa que o prazo limite para prorrogação do Acordo Coletivo vigente são dois anos, ou seja, até o dia 31/03/2019.  Decorre-se nova  discussão sobre o assunto e fica estabelecido que o SINTUSP fará discussões sobre o prazo de prorrogação do acordo e trará a proposta na próxima reunião da COPERT. Sr. Luis chama atenção aos Comunicados do DRH que foram divulgados na gestão anterior, e que, de certa forma mudaram a interpretação do que foi discutido e definido no Acordo Coletivo.  Sr. David afirma que tem conhecimento disso e que aos poucos o DRH está buscando minimizar estas questões de comunicação. Prof. Mantelatto sugere que o Sindicato já apresente, se possível, os itens que deseja negociar, para adiantar os trabalhos. Sr. Luis adianta a reivindicação do Sindicato quanto à proposta de mudança da Portaria que estabelece a autorização da prorrogação do período de amamentação que atualmente é aceita apenas pelos médicos do SUS. Prof. Mantelatto ressalta que irá se informar sobre a questão para poder discutir uma solução. Sr. Magno apresenta demanda do pessoal da área de transportes, reivindica que haja uma reunião especifica para tratar de problemas que os servidores vêm enfrentando. Sr. Marcelo solicita que sejam discutidas também questões de saúde e terceirização nos restaurantes da Universidade. Prof. Mantelatto solicita que sejam elencados todos estes pontos para tratar destes e outros temas. Em comum acordo, fica definida a próxima reunião da Comissão para o dia 13/03/2018, às 09h00. Eu, Marcela Oliveira Tanuri, _______________, Secretária, lavrei a presente ata, abaixo assinada pelos participantes.

Prof. Dr. Fernando L. M. Mantelatto__________________________________

Dr. Salvador Ferreira Silva _________(ausente)_______________________