Comissão Permanente de Relações do Trabalho – COPERT Universidade de São Paulo
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10/04/2018

Reunião Ordinária do dia 10/04/2018

Ata – link 

10/04/2018 – Reunião Ordinária – COPERT

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO PERMANENTE DE RELAÇÕES DO TRABALHO

Participantes:

 Representantes da COPERT

  • Dr. Fernando L. M. Mantelatto
  • Salvador Ferreira Silva
  • David Hosokawa Griman

Representantes da PG

  • Stephanie Yukie Hayakawa da Costa
  • Omar Hong Koh

 Representantes do SINTUSP

  • Neli Maria Paschoarelli Wada
  • Solange Conceição Lopes
  • Marcello Ferreira dos Santos
  • Luis Ribeiro de Paula Junior
  • Magno de Carvalho Costa
  • Waldegiso Galvão de Albuquerque

Convidado do SINTUSP

  • Josenilton Andrade de Franca

Pauta – Acordo Coletivo – Itens Emergenciais

 Itens da Ata reunião de 28/03/2018 (linhas 47 a 52):

  • IV: tratamento de fisioterapia, psicologia e outros;
  • IV: comparecimentos às reuniões escolares de pais e mestres;
  • VII: abono de ausência para participação em atividades sindicais;
  • Recesso escolar na Escola de Aplicação;
  • Jornada de trabalho do SVOC e SVOI;
  • Cláusula 27ª: tratamento de horas dos embarcados;
  • Jornada de condições de trabalho dos motoristas

Itens do Ofício SINTUSP nº 120/2018:

  1. Cláusula 22 acrescentar “O servidor da área da saúde que trabalhar de 4 a 6 horas terá os 15 minutos de intervalo intrajornada computados no seu horário de trabalho”;
  2. Capítulo IV, cláusula 13, item I: que as 6 ausências sejam usufruídas de acordo com a comprovada necessidade, sem limitação de dias;
  3. item II: ampliação para até 5 horas para ir ao médico (se for mantido limite de 3 horas que se pague apenas o que passou do limite de 3 horas);
  4. Acabar com a marcação de horas na hora do almoço para quem faz jornada reduzida;
  5. Regulamentar o trabalho fora do campus para trabalhadores da área de educação e “Estudos de Meio”;
  6. No capítulo VII acrescentar a cláusula para que todo trabalhador tenha garantido seu direito a reunião sindical;
  7. Regime especial de trabalho aos trabalhadores da EAD;
  8. Autorização para que os trabalhadores possam acumular horas para pagamento dos dias /pontes de feriado do restante do ano;
  9. Discutir a legalidade de “compartilhar” um trabalhador com mais de um local de trabalho;
  10. Não permitir, enquanto vigorar o Acordo Coletivo, que as Unidades da USP façam acordos individuais;
  11. No capítulo V, para ter direito à Licença Paternidade, eliminar a necessidade de comprovação de participação em curso ou que a USP ofereça o curso;
  12. Criar mecanismos e realizar esforço extra da CODAGE e DRH quanto aos comunicados e treinamento para que os chefes não façam interpretação errônea do Acordo Coletivo.

DISCUSSÃO:

 Abertos os trabalhos às 11h00, Prof. Fernando Mantelatto agradece a presença de todos, informa que o objetivo da presente reunião é dar continuidade às tratativas do Acordo Coletivo, com relação aos itens apontados como emergenciais pelo Sindicato na última reunião ordinária em 28/03/2018, às linhas 47 a 52 da ata anterior e também, dos itens apresentados no e-mail enviado à Comissão em 06/04/2018 e posteriormente apresentados no Ofício SINTUSP nº 120/2018, protocolado na COPERT em 09/04/2018. Sr. Marcelo pede a palavra, pois terá que se ausentar e quer  registrar a pendência com relação a solução do problema enfrentado no restaurante Central com relação a funcionários terceirizados, citado na reunião anterior, solicita resposta da Comissão e informa que hoje haverá uma manifestação alertando sobre a continuidade dos problemas que continuam a ocorrer lá. Os membros da COPERT informam que houve contato com a Superintendência de Assistência Social (SAS) e que têm conhecimento de que foi agendada reunião na referida Superintendência para tratar do assunto. Sr. Marcelo confirma agendamento dessa reunião, entretanto informa que a mesma não tem caráter de deliberação, tendo em vista, que tem conhecimento que o Superintendente da SAS não irá participar. Registra protocolo dos itens a serem evidenciados na referida Manifestação e em seguida despede-se da reunião, solicitando para anexar o documento na ATA. Professor Mantelatto registra recebimento da demanda apontada. Segue-se reunião, tratando-se dos itens indicados na reunião de 28/03 p.p. Sr. David passa à leitura dos itens informando a análise da Administração tanto em relação ao mérito de cada solicitação quanto à avaliação como item emergencial: item 1: informa que a proposta em relação aos tratamentos fisioterápicos, incluindo acupuntura para fins fisioterápicos e fonoaudiológicos poderão vir a ser incluídos no Capítulo IV como tratamentos de recuperação da capacidade laboral e que desta forma estará condicionado à avaliação de médico do SESMT. Sra. Neli questiona se o SESMT terá profissionais suficientes para suprir a demanda, retratando problemas nos Campi de Pirassununga, Bauru e na Capital, dizendo que o  SESMT nestes locais não tem atuado de forma eficiente, pois faltam médicos e dificuldades para laudos médicos, devido à falta de especialistas para obtenção de consultas de especialistas, bem como, de médico do trabalho. Os membros da Comissão esclarecem que o SESMT deverá estar apto a atuar nestes casos. O Sr. David informa que, com relação aos casos de psicologia há a necessidade da Administração estudar melhor a matéria. Com relação ao tratamento dentário, informa que devido à característica deste tipo de tratamento, poderá vir a ser incluído no Capítulo IV. Por fim esclarece que demais tratamentos não poderão ser incluídos, uma vez que já existem entendimentos jurídicos específicos. Sr. Waldegiso, representante do Sindicato, pede a palavra e solicita adiantar discussão do item 4 da presente reunião, referente à Escola de Aplicação, a saber: “Recesso escolar para professores e que os mesmos permaneçam em situação de disponibilidade remunerada com a dispensa do registro de ponto, salvo em convocações da Direção da Escola”; “Durante 10 dias úteis do recesso escolar que os funcionários da Escola de Aplicação permaneçam em situação de disponibilidade remunerada com a dispensa do registro de ponto, salvo em convocações da Direção da Escola, mediante escala que possibilite atendimento à comunidade escolar”; “Horas excedentes de viagens e estudos de meio”. Sr. Josenilton, professor da Escola de Aplicação, convidado do Sindicato, explica a demanda dos professores e funcionários da Escola, cujo documento é apresentado na presente reunião. Registra-se recebimento do Requerimento dos profissionais da Escola de Aplicação da FE. Dra. Stephanie explica que deverá ser feita uma análise dos itens apresentados e como poderão ser tratados, inclusive verificar Unidades com atividades similares. Prof. Mantelatto informa que será agendada uma reunião com as Diretorias da Faculdade de Educação e da Escola de Aplicação para tratar do assunto. Senhores Waldegiso e Josenilton despedem-se da reunião. Sr. David retoma a discussão da pauta. Sobre o item 2: informa que em relação à solicitação de abono para comparecimento às reuniões de pais e mestres, existe apenas projeto de lei tramitando no Congresso Nacional e a Administração entende que, neste momento, a legislação de abono de faltas já supre a necessidade, não havendo motivo para inclusão de um novo tipo de abono. Item 3, sobre abono de ausência para participação em atividades sindicais, esclarece que a demanda foi analisada e que no momento o Acordo Coletivo vigente ampliou a possibilidade de participação de servidores em atividades sindicais, estabelecendo um número mínimo, ficando à critério da Unidade/Órgão a eventual liberação de mais servidores. Por isso, considerando a necessidade de se manter em funcionamento a prestação do serviço público, a Administração entende ser inviável a alteração pleiteada. Prof. Mantelatto explica que casos pontuais de não liberação do mínimo de servidores previsto no Acordo Coletivo não significam que seja um problema generalizado na Universidade, e sugere que o Sindicato organize o cronograma de suas reuniões com antecedência necessária para que os Diretores de Unidade tenham conhecimento prévio. Sugere que o Sindicato apresente dados objetivos das atividades sindicais realizadas recentemente justificando que a quantidade de dias de liberação em vigência não é suficiente para atender a demanda do Sindicato. Neli denuncia o Diretor da FMVZ que não permitiu a posse do novo cedebista eleito no Centro de Pesquisa da FMVZ em Pirassununga (CAEPS), nas eleições do CDB do sindicato ocorridas nos dias 22 e 23 de Março de 2018.  Seguindo-se ao item 6, que trata da situação dos  embarcados, a COPERT informa que já existe um Parecer da PG no sentido de atender o pleito e que será feito, a priori, sem necessidade de Aditivo ao Acordo Coletivo. Com relação ao item 5, que trata da  jornada dos servidores do SVOC e SVOI, foi realizada uma análise da proposta apresentada e verificou-se que não está devidamente fundamentada em normas e legislações existentes, necessitando de novas discussões e analises para viabilizar a melhor solução para o tema. Sra. Neli reivindica o retorno à jornada de 40 horas semanais e a observação do limite de 2 horas diárias excedentes. Sr. Magno afirma que essa medida inviabilizará as atividades, uma vez que o problema real é a falta de funcionários. Com relação ao item 7, relativo à condição de trabalho dos motoristas, Sr. David pergunta se os problemas apontados pelo Sindicato na última reunião dizem respeito a reivindicação de inclusão dos motoristas no Acordo Coletivo. Sra. Neli afirma que no dia 17/04 será realizada Assembleia dos motoristas e se compromete a apresentar demanda definitiva na próxima reunião da COPERT. Sr. David passa à leitura dos itens constantes do Ofício SINTUSP nº 120/2018. Item a: Sr. David diz que estão em andamento estudos jurídicos a respeito dos riscos do atendimento a esse pedido. Item b: informa que a Administração entende que não há como eliminar o limite de 6 ausências por ano. Esclarece ainda que o entendimento da COPERT é de que as 6 ausências são computadas dentro do ano civil e durante a vigência de acordo coletivo, não se aplicando qualquer proporcionalidade. Dra. Stephanie lembra que em 2017 o acordo foi assinado para ter início apenas em abril e não houve redução proporcional das 6 ausências. Item c: esclarece, que no momento, a Administração não entende ser possível alterar o limite de 3 horas para 5 horas para ausências por consultas e exames médicos, inclusive por existirem outros meios para suprir ausência nesses casos, como 6 abonos anuais durante o dia inteiro sem desconto e eventuais compensações pelo banco de horas. Informa ainda não ser possível, nos casos em que as ausências ultrapassam 3 horas, adotar mecanismo de abono de 3 horas e envio do restante para banco de horas, pois na prática a Administração entende que se estaria modificando o sentido do benefício. Sra. Neli pede a palavra para tratar do item “k”, e informa dificuldade dos servidores em realizar o curso de Licença Paternidade, pergunta se é aceito o curso “on line”, e representantes da Comissão informam que em princípio, é aceito, desde que forneça um Certificado de Participação aos interessados. Sr. Omar verifica que existe um curso online disponibilizado gratuitamente no site do Ministério da Saúde: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/cursos-e-eventos/51522-ms-e-avasus-lancam-curso-voltado-a-paternidade>. Dado ao avançado do horário e de outros compromissos por vários membros presentes na reunião, o Professor Mantelatto propõe a continuidade da leitura e discussão dos demais itens na próxima reunião incluindo o item “Amamentação” da pauta “Mulheres” e esclarece que todas as demandas discutidas e deliberadas nesta reunião dependem de avaliação pela Administração, a qual será feita em bloco, após o término das discussões de todos os itens considerados emergenciais. Eu, Marcela Oliveira Tanuri, _______________, Secretária, lavrei a presente ata, abaixo assinada pelos participantes.

 

Prof. Dr. Fernando L. M. Mantelatto__________________________________

Dr. Salvador Ferreira Silva ________________________________________

Sr. David Hosokawa Griman _______________________________________

Dra. Stephanie Yukie H. Costa _____________________________________

Dr. Omar Hong Koh ______________________________________________

Sra. Neli Maria Paschoarelli Wada __________________________________

Sra. Solange Conceição Lopes  ____________________________________

Sr. Marcello Ferreira dos Santos ____________________________________

Sr. Luis Ribeiro de Paula Junior ____________________________________

Sr. Magno de Carvalho Costa ______________________________________

Sr. Waldegiso Galvão de Albuquerque _______________________________

Sr. Josenilton Andrade de Franca ___________________________________