Comissão Permanente de Relações do Trabalho – COPERT Universidade de São Paulo
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03/12/2015

Reunião Ordinária do dia 18/11/2015

Ata – link

18/11/2015 – 12ª Reunião Ordinária – COPERT

ATA DA DÉCIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO PERMANENTE DE RELAÇÕES DO TRABALHO.

 

Participantes:

 Representantes da COPERT

  • Ana Carla Bliacheriene (ausente)
  • Salvador Ferreira da Silva
  • David Hosokawa Griman
  • Daniel Kawano Matsumoto

Representantes do Sintusp

  • Neli Maria Paschoarelli Wada
  • Magno de Carvalho Costa
  • Solange Conceição Lopes
  • Claudionor Brandão
  • Marcelo Ferreira dos Santos
  • Robson Colósio
  • Gustavo Carneiro da Silva
  • Paulo Rogério Nogueira da Silva
  • Weliton Rodrigues dos Santos
  • Luis Ribeiro de Paula Junior

Pauta da Reunião:

  • SINTUSP nº 797, 800 e 802/2015 – SAS

DISCUSSÃO:

 Aberta a reunião às 10h00min, Dr. Salvador justifica a ausência da Profa. Ana Carla, em virtude da necessidade de sua participação em evento da Universidade.

Em relação às demandas apresentadas pelo SINTUSP:

Ofício SINTUSP nº 797/2015, 800/2015 e 802/2015, que tratam especificamente do corte de ponto dos servidores da SAS nos dias 18/09 e 15/10/2015. Foi esclarecido pela Comissão que diante dos argumentos apresentados em última reunião, assim como o Ofício 810/2015 da Superintendência da SAS, o M. Reitor se mostrou sensibilizado pelo procedimento adotado em relação a esses descontos e determinou a verificação desses procedimentos para tomada de decisão sobre o tema.

Sra. Neli relata que no dia da ultima reunião do Conselho Universitário conversou com o Prof. Waldyr Jorge e com a Profa. Ana Carla e ambos informaram que haviam se reunido com o Prof. Vahan e que a decisão desse tema encontrava-se nas mãos do Prof. Vahan e informa ainda, que nesse mesmo dia, ela, Sra. Neli e um outro conselheiro , Sr. Bruno Rocha, conversaram com o Prof. Vahan e este se comprometeu em dar uma resposta o mais rápido possível. Sr. Marcelo lembra que o Ofício foi fruto de reunião entre o Sr. Superintendente da SAS e representantes dos funcionários da SAS e que já tinham o compromisso de pagamento e não esperavam a informação de que o pagamento ainda depende de análise do M. Reitor. Considera como uma ruptura do acordo firmado com o Dirigente da SAS e solicita uma resposta do apontamento do dia 15/10 antes do fechamento da folha de pagamentos de novembro/2015. Sra. Solange reitera o que foi afirmado pelo Sr. Marcelo, e, acrescenta que esta discussão já se estende desde setembro de 2015 e que já deveria estar solucionado para que se pudesse avançar em outros temas de interesse dos trabalhadores. Sr. Magno reitera que o Sr. Superintendente da SAS se comprometeu a elaborar um documento sobre o pagamento dos dias paralisados e que seria apresentado à Administração superior e que no dia seguinte o Sr. Superintendente da SAS afirmou que o referido pagamento já estava acertado. Sr. Magno esclarece que no dia seguinte o Sr. Superintendente atrasou a entrega do documento afirmando que estava em reunião com a Profa. Ana Carla da COPERT para acertar os termos do documento, dizendo ainda que felizmente o referido assunto estava superado.  Sr. Magno questiona  qual é a função da COPERT, uma vez que continuam necessitando negociar com os Dirigentes das Unidades. Afirma que a COPERT não tem poder de negociação por não estar solucionando assuntos gerais de interesse dos trabalhadores. Dr. Salvador esclarece que não tem conhecimento de reuniões paralelas à Comissão.

Sra. Neli informa que esta situação gera conflitos inclusive atingindo os estudantes, e, ainda, solicita que seja juntada à referida ata o Ofício do Superintendente da SAS citado na presente reunião.

Sr. Brandão  informa que em resposta à fala do Dr. Salvador de que estava havendo negociação por outras portas que não a COPERT e em falha na comunicação e afirma que a causa disso é o fato de ser impossível parar a roda da história para adequá-la à disponibilidade de agenda da Sra. Presidente e outros membros da COPERT, muito menos quando esta não considera fatos de caráter humanitário como saúde do trabalhador e alimento de suas famílias para definir as prioridades de sua agenda. E, ainda em resposta à fala do Sr. Salvador que dizia que o Ofício havia sido encaminhado para uma decisão final da Reitoria. Afirma que desconfia de que a postergação da solução por parte da Reitoria e da COPERT possa ter o objetivo de inviabilizar o funcionamento dos restaurantes a fim de criar condições políticas para justificar futuras terceirizações. Diz que acredita que o Sr. Superintendente da SAS realizou a reunião para evitar os atrasos no início dos serviços das refeições e novas “catracas livres” pelos estudantes. Dr. Salvador afirma que o que consta do Ofício é a solicitação de revisão dos descontos e submissão para decisão do M. Reitor. Sr. Brandão solicita o referido Ofício em mãos e afirma que deve ser lido por inteiro. Dr. Salvador afirma que o referido documento não precisa ser lido novamente. Como o Sr. Brandão insistiu na leitura do Ofício, o Dr. Salvador sai da sala. Os representantes do Sindicato por sua vez, em vista da saída do Dr. Salvador, resolvem que não há mais sentido em continuar a reunião. Após um intervalo o Dr. Salvador retorna à sala e é questionado se a reunião está encerrada e Dr. Salvador informa que por ele está encerrada.

Sr. Brandão solicita ao final das discussões, que seja incluída na ata a seguinte fala relativa à narrativa dos fatos ocorridos: “pediu para ler o Ofício quando o Sr. Salvador tentou impedir a leitura do Ofício, dizendo que o Sr. Brandão o estava chamando de analfabeto. Ante a insistência do Sr. Brandão para leitura do Ofício, o Sr. Salvador diz que não vai ouvir e se retira da sala”. Ao final das discussões Dr. Salvador solicita a inclusão de seu esclarecimento: “foi solicitado ao Sr. Brandão a não leitura do referido Ofício da SAS visto que o mesmo já havia sido lido integralmente para os presentes na reunião com a devida justificativa. Ante a insistência foi solicitado a suspensão da presente reunião”. Antes do encerramento, a Sra. Neli solicitou a retomada da reunião para discutir outros assuntos da pauta. Dr. Salvador informa que dava por encerrada a presente reunião.

Eu, Marcela Maria Oliveira Tanuri _________________________, Secretária, lavrei a presente ata, abaixo assinada pelos participantes.

Profa. Dra. Ana Carla Bliacheriene ________(ausente)__________________

Procurador Salvador Ferreira Silva __________________________________

Sr. David Hosokawa Griman _______________________________________

Sr. Daniel Kawano Matsumoto _____________________________________

Sra. Neli Maria Paschoarelli Wada __________________________________

Sr. Magno de Carvalho Costa ______________________________________

Sra. Solange Conceição Lopes _____________________________________

Sr. Claudionor Brandão ___________________________________________

Sr. Marcelo Ferreira dos Santos ____________________________________

Sr. Robson Colósio ______________________________________________

Sr. Gustavo Carneiro da Silva ______________________________________

Sr. Paulo Rogério Nogueira da Silva _________________________________

Sr. Weliton Rodrigues dos Santos ___________________________________

Sr. Luis Ribeiro de Paula Junior ____________________________________